Proposta Pedagógica



O CMEI. Nelson Dias tem sua Proposta Pedagógica fundamentado nos aportes teóricos de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Emilia Ferreiro, Ana Teberosk, Henri Wallon, Jussarara Rofman e Loris Malaguzzi, sendo uma Proposta Pedagógica Construtivista-sociointeracionista.

A partir da investigação desses estudiosos, entre outros o educador busca aprimorar seus conhecimentos através de novos conceitos, desprendendo das ações centradas no professor e promovendo uma nova proposta de ensino e aprendizagem, focada no aluno. Desta forma o professor possibilita ao educando a construção do conhecimento, valorizando o que cada criança traz consigo e respeitando as diferenças. 

No processo de construção do conhecimento as crianças utilizam-se das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipótese originais sobre aquilo que buscam desvendar, através situações de aprendizagem por meio dos campos de experiências (Artes visuais, Linguagem oral e escrita, Música, Eu no mundo social e natural, Movimento e Matemática). O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação, aperfeiçoamento, socialização, interações e brincadeiras.

O professor desempenha um papel importante no processo educativo, através do planejamento, de observações, da avaliação contínua do registro diário de suas práticas e intervenções, bem como a afetividade.

Nenhum comentário: