Sobre o CMEI Nelson Dias

“É fundamental considerar que a criança se transforma na e pela interação com o seu meio social, pois as pessoas, os objetos e os espaços-o-outro impulsionam-na a construir sua identidade.”
- (Ana Maria Mello e Cols, P.32, 2010)


O que faz uma criança em uma escola de Educação Infantil? Brinca. Certamente brinca. Começa a fazer amigos, passa horas felizes convivendo com crianças e adultos que não são seus familiares. Mas, não é apenas isso o que acontece. Até os 05(cinco) anos a criança viverá uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano nos aspectos intelectual, emocional, social e motor, que será tanto mais ricas quanto mais qualificadas forem as condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam.



Um CMEI precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca, deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. 

Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança. Por isso, o CMEI Nelson Dias estruturou um projeto para a Educação Infantil. Sem abrir mão de ser um espaço para o livre brincar, de ser um ambiente extremamente afetivo e educativo, oferece um cotidiano rico e diversificado de situações de aprendizagens planejadas para desenvolver as linguagens e as emoções e estabelecer os pilares para a construção do conhecimento. 

Assim, para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, sua capacidade de pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático. Não enfatizamos a alfabetização como fator prioritário na educação infantil, mas propomos atividades que desenvolvam um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequados a cada faixa etária dos nossos alunos: 04 (quatro) e 05(cinco) anos completos ou a completarem até 31 de dezembro.